Que uma empresa se afasta de se aliar com alguma instituição que deve na
praça e que tem sua imagem marcada por dívidas, isto é uma verdade. Qualquer
marca que quer se destacar no mercado procura não se aliar com uma empresa ou
instituição que tenha uma imagem negativa, no caso do Santos, os problemas de
atrasos dos pagamentos de jogadores e outras dívidas.
Mas ao contrário do que vem noticiando a imprensa, este não é o
verdadeiro motivo pelo qual o Santos não consegue um patrocinador máster e que
tem visto outras empresas que estampam outras partes da camisa saindo fora. O
real motivo é muito simples de se identificar. Sempre digo que produto que não
aparece não vende. Se você colocar um produto na prateleira do mercado, atrás
de outros produtos, o que fica escondido não vende, mesmo sendo bom, ele vai
ser procurado por um público que já o conhece e que tem sua fidelidade cativa.
Mas o produto que fica escondido não alcança novos consumidores que acabam
pegando o que tem na frente, o que está mais evidente na prateleira.
Assim são com os clubes de futebol. Se crise e dívidas fosse realmente o
motivo que espantassem as empresas de investirem nos clubes, Flamengo,
Corinthians, Fluminense, Palmeiras e outros mais já teriam desaparecido do mapa
do futebol brasileiro. Os que encabeçam a lista dos mais devedores estão os
chamados grandes, Flamengo e Corinthians. Devem ao fisco, tem dívidas
trabalhistas e nem por isto deixaram de terem várias empresas brigando para
terem suas marcas estampadas nas camisas destes clubes. O motivo principal? A
detentora de imagens dos jogos no Brasil, a rede Globo transmite a maior quantidade
de jogos destes dois times. São os que mais aparecem, principalmente na TV
aberta.
A quantidade de processos trabalhistas e dívidas com o Governo Federal,
não impediu que o Flamengo conseguisse uma certidão negativa de débitos e assim
ter o patrocínio máster da Caixa, um banco público. Também foi assim com
Corinthians, que teve até liminar impedindo para que a mesma Caixa não
patrocinasse o clube, que também é um dos campeões em dívidas e já esteve
envolvido em caso suspeito de lavagem de dinheiro com um investidor internacional.
E é a pouca exposição de jogos do Santos na TV que afastam as empresas
de investirem no clube, isto já dura anos. Ninguém quer investir em um produto
que não aparece na mídia e que a própria mídia só divulga coisas negativas. Com
certeza, este ano será mais um ano em que o Santos quase não terá jogos
transmitidos por Globo e Bandeirantes, que preferem transmitir até jogos
treinos de outros times do que um jogo oficial do Santos. Assim, sem exposição,
será mais difícil segurar alguma marca para estampar a sua camisa e principalmente um patrocinador máster.
É o real motivo da falta de patrocínio máster. Não o que a imprensa insiste
em divulgar aos quatro cantos do mundo como se fosse a verdade absoluta. Se depender de
imprensa, o Santos nunca mais vai se erguer, o que torna ainda mais necessário
que o torcedor faça sua parte indo aos estádios prestigiar o time e se tornando
sócio torcedor. Quem depende dessa mídia monopolizadora são mesmo estes clubes
que não conseguem suas conquistas por mérito e sim ajudados por esquemas de
arbitragem e altos investimentos. O Brasileirão de 2005 que o diga.
Veja Também:
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.