A Arena Da Polêmica.


Sem prazo para sair do papel, nem previsão se vai mesmo virar realidade, a "nova" arena do Santos Futebol Clube, já provoca muita polêmica e até discussões acaloradas entre os torcedores do Alvinegro Praiano.

O local destinado para construção da arena fica em uma área que pertence a Associação Atlética Portuários e também da Portuguesa Santista. O local fica a 1 km do estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro). Há ainda a opção de construir a arena no local onde hoje é o CT rei Pelé, também próximo da Vila Belmiro.


O novo estádio teria capacidade para 25 mil pessoas ou 35 mil (ainda não confirmado). A custo zero, o estádio seria dividido entre as agremiações donas do terreno, já a Vila Belmiro receberia jogos de menor importância.

Mas bastou o anúncio da possibilidade de acerto para a construção de um novo estádio para o Peixe, para começar a discussão, algumas até bem acaloradas entre os torcedores do Alvinegro Praiano. Muitos defendem que o novo estádio seja construído na cidade de São Paulo, já outros defendem a permanência do clube em terras santistas, estes são até chamados de saudosistas e dinossauros. Uma pequena parcela defende, que sejam feitas modificações na Vila Belmiro mesmo.

Há alguns detalhes a serem novamente lembrados:
Os jogos na Vila Belmiro receberam no ano de 2015, uma média de mais de 8 mil torcedores, média que aumentou em relação a 2014. Já nos jogos no Pacaembu, a média ficou em 11 mil torcedores, apenas 3 mil pagantes a mais do que na Vila Belmiro.

Talvez esta seja a grande dificuldade em aceitar um projeto de construção para abrigar uma quantidade maior de torcedores, a falta da torcida do Santos nos estádios. Talvez seja por isto, também a quantidade estipulada de 25 mil torcedores.

Ano passado surgiu a ideia do Santos reformar o Pacaembu, que não foi muito aceita por parte dos torcedores, pois casa de galinha não é casa de Peixe. Enquanto os sem casas da marginal não tinham ainda sua arena construída com dinheiro público, a prefeitura bancava o estádio do Pacaembu, depois simplesmente quiseram repassar para o Santos ficar sediado em um estádio charmoso, mas ultrapassado em todos os sentidos. Se for para ser saudosista, que seja na Vila mesmo.

Eu continuo com minha opinião de que o Santos FC, que é de Santos, tem que continuar na cidade de Santos. Sair de lá descaracteriza o que significa o clube. É minha opinião, não posso influenciar nas decisões de quem comanda o clube, mas continuo achando que o time fique sediado em Santos.

Pelo menos, o "novo" estádio ou arena, não vai ser construído com dinheiro do clube, que vem há algum tempo tentando equilibrar o caixa. Uma parceria com uma construtora, como vem sendo confeccionado o acordo é mesmo a melhor alternativa.

O ano de 2016 pode ser decisivo para a escolha de local e quantidade de torcedores de um possível novo palco para jogos do Peixão. Há de se confirmar o interesse do torcedor nos jogos da Vila Belmiro, como também para jogos em São Paulo, em um local, a de se mostrar que o torcedor não vai ao estádio apenas em finais, em outro, que se confirme a quantidade maior de torcedores e que as desculpas do ano passado não sejam usadas novamente este ano, nos mandos de jogos na Capital.

E que a democracia faça parte sempre no momento em que cada um opine sobre o que quer, para o nosso Peixão.

E você? Onde acha que deveria ser o novo estádio do Santos? Responda a enquete clicando aqui.



13 comentários:

  1. #VemPraSampaPeixão siga essa hashtag no Facebook... os argumentos para que o Santos venha jogar na Grande São Paulo (independente de jogar em estádio novo ou velho como o Pacaembu) são muito fortes e consistentes...

    ResponderExcluir
  2. Quais são os argumentos? No Pacaembu a torcida nem chega na metade do lotamento do estadio

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação...
    Comentários com conteúdo com palavrões não serão aprovados..
    Todos os demais com debate sobre o assunto serão aprovados.

    ResponderExcluir
  4. Sou de São Paulo, mas acho q o estádio tem de ser construido em Santos, só q tem de ser para 40 mil pessoas, para menos q isso jogamos na Vila mesmo e uma vez por mes no pacaembu

    ResponderExcluir
  5. #santosfcédesantosprossantistassantasticamentesantasticospracimadelesrobinho

    ResponderExcluir
  6. Sou de Sampa. Não há espaço suficiente para uma reforma que torne a Vila confortável. Tem que construir uma nova mesmo, num complexo que permita um "match day" atraente para famílias, tanto de Santos como de Sampa. Ninguém desce a serra sozinho. O estádio tem que nos oferecer entretenimento de qualidade, coisa que a Vila não faz e não fará. Derrubando o Ulrico Mursa e usando uma área do Portuários, dá pra fazer um complexo bem legal. Eu deixaria na Vila só o Memorial e um complexo administrativo. Não faz sentido mantermos um estádio alternativo a 1 km da nova arena.

    ResponderExcluir
  7. Ainda penso que o Templo sagrado da Vila mais famosa do mundo deveria ser reformado aumentando sua capacidade e com isso ter ingressos populares para jogos decisivos e construir uma Arena Multi uso em São Paulo aonde o Santos tem mais torcedores somado ao resto do interior.

    ResponderExcluir
  8. Sou contra a construção de um novo estádio para 25 mil pessoas, isto é, teria que ter capacidade em torno de 40 a 50 mil pessoas. Se for para 25 mil seria mais interessante ampliar a Vila Belmiro para essa capacidade. Na minha opinião, o nova casa do Santos FC teria que ser na capital paulista, onde se encontra o maior números de torcedores. Com esse novo "Mini Estádio" não poderá madar nem jogos de final de Libertadores, por exemplo. A única vantagem que o Santos irá ter nessa suposta "Mini Arena" é que o Peixe não irá gastar nenhum centavo e, sim, somente usando sua imagem utilizando em jogos. O Santos FC tem que parar com essa mania de pensar pequeno. Tem que construir um estádio próprio com capacaidade entre 40 a 50 mil telespectadores aos moldes que o Palmeiras fez com pareceria com a WTorres e não ficar dividindo fatias com Associação do Portuários, Prefeitura de Santos e Portuguesa Santista. Tem que se preocupar em modernizar urgentemente o plano Sócio Rei, ,ou seja, a demanda de novos associados será enorme e esse "Mini Estádio" que, hoje poderá ser solucão em um futuro próximo ,será um problema, pois não comportará um terço de nossa torcida, tendo que construir , sim um estádio de verdade a altura da grandeza do nosos Glorioso Alvinegro Praiano.

    ResponderExcluir
  9. Sou santista de São Paulo... na minha opinião a arena Santista tem que ser em Santos "OBVIO" sÓ com capacidade para pelo menos 40 mil torcedores... menos que isso não faz o menor sentido construir. Aqui em Sampa não tem terreno em lugar decente... só na periferia como no caso corintia... do lado de favelas. O Paecambú o local é excelente... mas muito arcaico... uma reforma alí custaria horrores e não mudaria muito... sem contar a senssação de estar pegando resto dos galinhas.. SEM CHANCES.

    ResponderExcluir
  10. Caros amigos Santistas, não se trata de "polêmica" e sim de intolerância ou até burrice mesmo. é fato que a grande torcida do Santos FC, encontra-se aqui na capital, e representa um público paulista que não quer torcer para SCP ou SPFC ou ainda SEP, e que representa o ÚNICO legado dos grandes esquadrões do SANTOS montados desde 1935, jogar fora esta grande torcida, é BURRICE!
    Não significa que devemos abandonar a cidade de Santos, o SANTOS FC pode e deve manter as duas sedes, mesmo porque o público de Santos possui uma situação monetária inferior á de São Paulo e com muitos aposentados. a torcida do Santos de Santos acostumou-se a assistir por TV ou nos botecos da cidade.
    Não queiram falar da média de público dos jogos em SP em 2015, verifiquem a "qualidade" dos tais jogos, só vieram os jogos LIXO, outra coisa,... infelizmente a única torcida que cresce na baixada é a dos gambás, infelizmente novamente.

    ResponderExcluir
  11. Sou a favor da arena em Santos, pois o time é de Santos, seria estranho torcer para o Santos de São Paulo, descaracterizaria a nação santista e a área cedida para a nova Arena é muito boa em localização e acessos alem de comportar um grande estádio e outros eventos e é do lado do CT. Porém realmente não vale a pena fazer um estádio para somente 25 mil lugares até pq a Vila Belmiro antes das reformas para melhorias chegou a receber este publico e continuaríamos a não ter finais e grandes jogos no estádio, no mínimo 35 mil lugares. A Vila tem q ser tombada pois é um patrimônio mundial e fazer dela um museu e jogos comemorativos seria interessante. O Santos F.C. é de Santos e não de São Paulo, temos q valorizar isso, e tenho certeza q com uma arena nova os paulistanos vão se animar mais e descer a serra para ver o Peixão. Torço pra q de certo.

    ResponderExcluir
  12. Essa diretoria está de brincadeira... Sacramentaram seus olhares para o "Custo Zero", e se esqueceram do seu maior patrimônio, "Torcida"... Obviamente, se não houvesse um interesse descarado nessa história toda, não se aceitaria um estádio menor do que muitos clubes do interior! Onde ficam os objetivos futurísticos, palco para grandes decisões internacionais, crescimento dos associados? Se não houver um planejamento estratégico para atrair os torcedores, conforto, atrativos sociais capaz de receber famílias, e perspectivas de fidelidade da torcida, como passou a ocorrer com Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Internacional e Atlético PR... Essa forma ridícula e pequena de planejamento, faz com que grandes clubes, como o Flamengo, tenha média de 14 mil como mandante... Enfim, nossa diretoria é formada por um museu de velhos ultrapassados, mendigos, com apensamentos pequenos e sem capacidade para dirigir um dos maiores clubes de futebol do planeta! Verdadeiramente não sabem o que significa a marca "SANTOS FUTEBOL CLUBE"... DESAPROVO esse projeto medíocre, que sequer pertence ao peixe!

    ResponderExcluir

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares