Na Mira Da Torcida. Será Que É Mesmo Culpa Dele?


O Santos começou 2015 mandando de novo do Paulistão. O técnico era Enderson Moreira, que mesmo dirigindo o time invicto e com aproveitamento de 80%, acabou sendo dispensado pelo Santos. Foram sete partidas, com cinco vitórias e dois empates. A dispensa do técnico foi uma surpresa para muitos torcedores.

Marcelo Fernandes ficou como interino do Peixe e depois foi efetivado como técnico. Com Fernandes no comando e auxiliado por Serginho Chulapa, o Peixe chegou ao título de Campeão Paulista. Muitos elogios para a dupla da comissão técnica. Com Fernandes e Chulapa, o Santos bateu novamente o São Paulo na semi e na final derrotou o Palmeiras.

Fernandes e Chulapa na conquista do Paulistão 2015

Então começa o Brasileirão, competição em que o Santos não deslancha há alguns anos. São péssimas participações na competição nacional. Por aqui passaram nomes como Muricy Ramalho, Oswaldo de Oliveira e outros nomes menos tarimbados do futebol brasileiro, mas nenhum deles conseguiu levar o Santos a uma posição satisfatória. O Peixe fica sempre ali, no meio da tabela, algumas vezes passa por apuros ficando lá perto da zona de degola. Nem quando ainda tínhamos Neymar, a situação foi boa.

Em 2010 o Peixe foi o 8º, em 2011, apenas o 10º, já em 2012 voltou a ser 8º na tabela. Uma melhora em 2013, onde ficou na 7º posição. Em 2014, a 9ª posição em mais uma desempenho não satisfatório.

Após mais uma participação fraca no Brasileirão deste ano, a torcida já escolheu um culpado para o fraco desempenho santista. Marcelo Fernandes é a bola da vez. O Peixe conseguiu apenas uma vitória, três empates e duas derrotas em seis jogos. Mas será que a culpa é mesmo do atual técnico santista?

Quando a gente olha para o campo e vê falhas de passes, como no jogo contra o Sport, onde os dois gols saíram de bolas praticamente entregadas, no campo santista, uma delas de Lucas Lima, jogador de quem mais se espera uma porcentagem maior de assertividade, aí não sei se dá para colocar a culpa no técnico.

Fernandes foi criticado por encher o time de laterais, mas colocar três laterais em campo não é exclusividade de Marcelo Fernandes. Muricy Ramalho, Oswaldo de Oliveira, entre outros, já utilizaram esta tática. Nunca dá certo, mas parece que no Santos isto é aceitável e praticado como se fosse uma forma de jogo do time santista.

Erros de passes do craque santista no jogo contra a Ponte Preta, Geuvânio, que fez um golaço no empate de 2 a 2 no último sábado. Desperdício de oportunidades no ataque, defesa que não marca, que não se entende. O torcedor pede um jogador, o jogador entra e não muda o panorama da partida.


O time cai muito de rendimento. Contra a Ponte Preta, alguns parecem desinteressados na partida. O time parece que joga para o gasto, aí leva o empate e tudo vira contra. Apenas 6 pontos e caindo cada vez mais na tabela, estamos na 15ª posição, já na sexta rodada da competição.

A não ser que o time esteja desgastado, penso que falta um pouco mais de empenho dos jogadores, mais atenção na hora de tocar a bola no meio campo e mais capricho no passe final. O time cria, até com um pouco de facilidade, mas o passe final para deixar outro jogador na cara do gol está sendo mal executado. Precisa também aproveitar a chuva de chances na cara do gol e colocar a bola para dentro. Em média, o Peixe cria ao menos quatro oportunidades claras de gols, mas não coloca a pelota para dentro da rede.

Estas são minhas conclusões, podem não estar corretas, mas é meu sentimento em relação ao time do Peixe, pelo menos daquilo que a gente consegue ver e saber. De quem você acha que é a culpa? Fique à vontade para comentar.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares