OS DEUSES DO FUTEBOL - SENHORES DO APITO.


Desde que foi criado, o futebol atrai multidões. Durante mais de cem anos, a arte de manobrar a bola com os pés é uma das atrações mais emocionantes do planeta. Congrega multidões, une pessoas com a mesma paixão, hipnotiza plateias e causa explosões de sentimentos em bilhões de seres humanos.

A bola encanta uma criança desde os seus primeiros passos. Depois vem a paixão herdada ou não dos pais, por um time de futebol. Há crianças que já nascem com o dom de jogar bola, nos pés. Torcedores se aglomeram em filas, para poder assistir ao seu time jogar em casa ou em outro estádio. E se na TV, não passar o seu time do coração, a raiva é compartilhada pelos cantos, por quem tem a frustração, de não ver em um domingo, seu time jogar.

Uns dizem que o jogador é a estrela principal de uma partida de futebol. Outros acham que o fascínio pela bola é a razão de atrair tanta gente aos gramados dos estádios ou campos amadores. Alguns dizem que a torcida é que dá o espetáculo principal ao jogo. Mas ninguém, ou quase ninguém acha ou pensa que o árbitro seja o principal elemento de uma partida de futebol.

Apesar disto, e principalmente neste ano, os árbitros brasileiros ganharam a condição de deuses. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que ninguém pode reclamar da arbitragem. Em reclamar está também o direito de conversar. Qualquer palavra dirigida ao senhor supremo da partida, o árbitro, pode ser punida com o cartão amarelo. Não importa se este árbitro está tendo uma péssima atuação, por ele ser péssimo mesmo ou por ele estar atuando de forma intencional, para produzir um resultado qualquer.

Em 2005 tivemos o maior escândalo divulgado sobre arbitragem no Brasil, a Máfia do Apito. As partidas eram direcionadas a um resultado que beneficiaria apostadores. Por sua vez, os árbitros agiam conforme determinações e produziam, ou tentavam produzir o resultado adequado para os apostadores.

Naquele ano, o Santos e demais times, que venceram o Corinthians, tiveram por determinação, que refazerem seus jogos. No caso do Santos, o próprio árbitro fulano Edilson Pereira de Carvalho disse não ter conseguido “fazer” o resultado, que favoreceria o time corintiano, mas mesmo assim, o STJD fez com que os times se enfrentassem novamente. Em um jogo, onde foi aplicada uma das maiores trambicagens do futebol, com expulsões de jogadores santistas e demais exageros da arbitragem, o resultado foi produzido a favor do Corinthians. Os 7 a 1 que tanto glorificam foi conquistado de forma inescrupulosa. O Santos venceu o jogo de verdade por 4 a 2, com um show de Robinho, mas nesta nova partida, que anulou a outra, o Santos tinha um time completamente desconfigurado, sem suas peças. Neste caso, a resultado que deveria ser a vitória corintiana, que não aconteceu na primeira partida, acabou sendo mesmo fabricada pela arbitragem.

Depois, a sequência da competição foi toda construída, para que o time da marginal chagasse ao título. Para fechar com chave de forma espetacular e tirar da parada, o verdadeiro campeão daquele ano, o Internacional, a arbitragem de Márcio Rezende fechou com chave-de-ouro a virada de mesa favorecendo os corintianos. O jogo entre os dois times foi um verdadeiro festival de horrores, que prejudicou o Internacional. Sim, aquele mesmo mísero árbitro que deu um título ao Botafogo contra o Santos em 1995. Foi dele a incumbência de apitar o jogo entre Corinthians e Internacional, onde teve agressão dos jogadores corintianos e até pênalti de Fábio Costa em Tinga, que além da não marcação da falta, ainda expulsou o jogador colorado.

E assim, um campeonato todo foi fraudado, para que apostadores enchessem seus bolsos. Não foi possível construir os resultados de forma ilegal no começo da competição, então legalizaram uma forma de fazer a virada de mesa no tapetão e assim conseguiram “fazer” um campeão.

Durante todos os anos nós assistimos arbitragens pífias e mal intencionadas. Resultados sendo construídos em favor de times que teriam que ser até rebaixados. Mas este ano legalizaram uma forma de punir, com esta determinação de amarelar quem reclamar da arbitragem. Mas para alguns times pode até agredir o árbitro, que não dá nada. É só ver o caso de Petrus, na época jogador do Corinthians e Dudu, ainda no Palmeiras. Os dois sem sofrerem a punição correta de seis meses de suspensão.

Com esta nova determinação, os árbitros tiram do jogo quem eles querem, já faziam isto antes, agora ficou mais fácil. Várias partidas do Santos pelo Brasileirão, os jogadores santistas sofrem faltas criminosas e sequer podem reclamar da entrada violenta dos adversários. Recebem cartão amarelo em todas as partidas e rapidamente ficam de fora de muitas outras, por acúmulo de cartões. Até o presidente santista é punido por reclamar da arbitragem.

Enquanto isto, dirigentes da CBF são investigados por corrupção. Esta instituição, que se diz criar regras e procedimentos para melhorar o futebol, invariavelmente só atrapalha com suas decisões arbitrárias. Os times estão quebrando, a CBF cada vez mais bilionária e o torcedor cada vez mais revoltado.

E os senhores árbitros, os deuses do futebol, se tornaram a atração principal de uma partida de futebol, pois são eles, que em muitas vezes determinam placares e situações de jogo. São os intocáveis, os que não podem ser contestados, mesmo que seja apenas uma conversa durante a partida. É claro, as punições quase não se aplicam para os times que são sempre privilegiados na competição.

O futebol brasileiro perde graça a cada ano. Pela corrupção que existe dentro do futebol. Pela condição dos times, que não tem mais como se manterem financeiramente, por vários problemas, como má gestão de dirigentes, pouca aparição em transmissão aberta de TV e demais problemas que cansamos de filosofar.


E todo ano vemos competições terem intervenção da arbitragem, das Federações e da TV, em resultados finais, sejam eles fabricando um campeão ou mesmo favorecendo times que deveriam cair e prejudicando outros. Esta é a sina do podre e pobre futebol brasileiro.

LEIA TAMBÉM:
PARA PREJUDICAR O SANTOS TEM ATÉ MOBILIZAÇÃO SINDICAL.
ARBITRAGEM RIGOROSA DEMAIS COM O SANTOS E UMA MÃE PARA OUTROS.

ASSISTA AOS VIDEOS ABAIXO:

O ROUBO DE 2005



A MÁFIA QUE FAVORECE O CORINTHIANS



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares