Santos Tem Média Baixa De Torcida - O Que Acontece?


O Peixe vem enfrentando média de público em 2015 abaixo de times de pequena expressão. Os números de torcedores que comparecem aos jogos do Alvinegro Praiano ultrapassam pouco mais de 9.000 torcedores.

No Pacaembu, os números que trouxeram prejuízos ao Santos no ano passado tiveram pouca melhora no último jogo do Peixe no estádio. Mais de 11.000 pagantes estiveram presentes na vitória santista contra o Audax por 1 x 0, dia 21 de março. A maior torcida do Santos concentrada na capital paulista não se comprova nas partidas do Santos em São Paulo. Ano passado o time santista teve prejuízos em jogos com mando santista fora de casa. O assunto causa polêmica entre os santistas sempre que citado, alguns torcedores defendem que o Santos deve jogar em São Paulo e usam o argumento de que o time possui maior torcida na capital. Já quem defende os jogos do Santos na Vila Belmiro, além de argumentar que o time é da cidade de Santos e tem que jogar em sua cidade, ainda usa o argumento de que os jogos na Vila alcançam um lucro maior.

Para jogar em São Paulo, ao menos com deslocamento o Santos já tem certo prejuízo e quando a rende é baixa, os prejuízos se tornam maiores como no ano passado, quando o saldo santista em mandos de campo do Santos em que jogou em outros estádios foi negativo. Veja aqui.

Considerado ainda um público pequeno no jogo contra o Audax, algumas contestações e argumentos foram levantados por muitos torcedores nos grupos do Facebook. Acompanhei algumas polêmicas criadas nas redes sociais, onde alguns torcedores xingavam outros de torcedores de sofá e torcedores modinhas. Outros justificavam o não comparecimento ao Pacaembu.

Cada um tem sua justificativa, que deve ser respeitada, mas merecem algumas analises. Quando os jogos no Pacaembu são de domingo, às 18h30, muitas justificativas são válidas. A cidade de São Paulo não oferece uma boa mobilidade e quando chove as coisas ficam ainda mais difíceis. Agora como no jogo contra o Audax, que aconteceu em um sábado às 16h, algumas das justificativas utilizadas parecem não serem das mais justas.

Alguns torcedores usam justificativas para não irem aos jogos do Santos como:
"Não gosto da diretoria, por isso não vou".
"40 reais? nem f***".
"Sábado, 4 horas da tarde não dá".
"Ir ver o Santos jogar contra esses timinhos de segunda divisão eu nem vou". 
"O Santos só manda jogos contra times pequenos no Pacaembu".
"Esse time é uma merda, não vou gastar meu tempo".
"A torcida não confia no time".

Como disse, podem existir muitas razões a mais que as desculpas citadas acima, mas ou você tem o Santos no coração e vai independente de qual elenco o Santos tenha, ou qual diretoria está no comando ou não use desculpas como as de cima. E se não vai, não critique quem vai.

Conheço gente do interior que viaja por mais de 10 horas, paga em média R$ 50,00 de entrada com mais R$ 30,00 de condução para poder ver o Santos jogar. No jogo contra o Marília, a galera pagou entre entrada e condução, em média 110 reais. Uma galera que conheço que foi ao jogo foi o pessoal do Movimento Santista de Araçatuba. Essa mesma galera já foi na Vila Belmiro em um dia 7 de setembro para ver o Santos jogar, com um time sem estrelas, cheio de garotos, enfrentando todas as dificuldades de quem mora no interior paulista para comprar ingressos e passar horas na estrada.

No começo do ano muita gente apoiava a ida do torcedor aos estádios, hoje parece que a coisa esfriou, assim como a campanha para aumentar o número de sócios torcedores do Peixe, também iniciada no começo deste ano por muitos torcedores nas redes sociais.

No ranking dos sócios torcedores, Cruzeiro e o Guarani da Capital (Palmeiras) lideram ultrapassando as marcas de 130.000 e 100.000 sócios respectivamente. Só neste ano, a porcada passou vários adversários, de 50 mil sócios em 2014, o clube chegou a mais de 100 mil neste ano.


Afinal, qual é a razão real do não comparecimento do torcedor santista aos jogos do Peixe? O valor do ingresso? A dificuldade em comprar os ingressos? O deslocamento? O torcedor que não gosta de ir aos estádios? Ou só vai quando tem jogo contra os considerados grandes? A crise financeira que todos passam no momento? Talvez alguém tenha uma resposta certa para estas e mais perguntas. O Santos tem a 10ª torcida do Brasil com 4,8 milhões de torcedores.

Veja Também:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares