Mais Uma Tentativa De Eleger Um Argentino Melhor Que Pelé.


A eterna tentativa de comparar jogadores com Pelé ganha mais um episódio. Desta vez, o escolhido pela mídia é o argentino Messi, comprovadamente feita por jornalistas torcedores de times rivais do Santos, talvez até pelo grande desejo de jornalistas corintianos em criar um jogador para fazer frente ao maior atleta do século.

Não é a toa que nos chega pela mídia, escrita ou falada, as comparações de jogadores argentinos com o maior atleta do século, o Pelé. É nítido que tal comparação é feita com mais afinco quando são jornalistas e comentaristas torcedores corintianos. O grande desejo de transformar o maior carrasco do time da marginal em um mero jogador passa por comparações que não se leva conta da época e do time em que o jogador fez parte. Eleger um jogador argentino como melhor que um jogador brasileiro que foi considerado o melhor de todos os tempos é mesmo coisa de gente antipatriota, coisa de torcedor corintiano que ama jogador argentino.

Pelé foi considerado mundialmente como melhor atleta do século. Ponto! Isso não se discute mais. Comparar Maradona com Pelé e tentar fazer com que um jogador que manchou sua carreira com envolvimento com drogas, seja melhor do que o maior de todos os tempos e muita imbecilidade. Sempre um argentino, mesmo com tantos outros bons jogadores que surgiram no cenário mundial.

Sempre digo, Zico foi muito melhor que Maradona. Ah, mas o Maradona conquistou uma Copa do Mundo. Uma delas com um gol irregular de mão, que foi adorado por defensores do argentino como um ato maravilhoso, quando foi um dos mais lamentáveis atos ocorridos na história do futebol.

Eu vi Zico jogar e tenho pra mim a convicta constatação que ele foi muito superior a Maradona, mesmo não vencendo nenhuma Copa do Mundo.

O pupilo da vez agora é Messi, não por acaso é argentino. Agora não. Fiz uma pesquisa rápida e descobri que tentam fazer esta comparação desde 2012. Sim, Messi é o melhor do mundo do futebol atual, mas sem nenhuma Copa do Mundo tendo participado já de três, já o descaracteriza como melhor de todos os tempos. O próprio artigo da vez coloca os números de Messi bem inferiores ao do melhor de todos os tempos.

O argentino é bom com a perna esquerda, mas não faz muitos gols de cabeça e nem de direita. Seus parceiros de time o procuram em todas as jogadas e é dele a preferência caso seu companheiro tenha outra opção no momento de fazer o gol. Joga no Barcelona, desde que iniciou sua carreira. Joga em um time que tem um sistema de jogo específico em que o privilegia no momento do arremate. Não estou aqui discutindo sua categoria, ele é sim um craque. Já na seleção argentina ele não se destaca tanto e nem consegue conquistar títulos, nem marcar tantos gols.

Mas quando o Neymar estava no Santos, eles não faziam comparações com Messi e diziam que o argentino era melhor? Normal. A tentativa sempre é diminuir algum jogador que tenha marcado na história santista.

Pelé chutava com as duas pernas, fazia gols com as duas. Cabeceava, driblava, levava a bola da defesa ao ataque. Muitas vezes driblava quase um time inteiro para chegar até a rede adversária. Ganhou três Copas do Mundo, dois Mundiais Interclubes, várias competições nacionais. Ah! Já atuou no gol. Um jogador completo.


Tentam desprezar Pelé por ele ter feito muitos gols no Campeonato Paulista, mas isto a gente já sabe bem da história, Campeonato Paulista ganho por outros times é um campeonato fraco, Campeonato Paulista ganho pelo time da mídia (Corinthians) é uma supercopa, valorizam mais do que a maioria das ligas mundiais.

Melhor de todos os tempos, atleta do século, só um, só o Pelé. Os outros precisam continuar jogando muita bola para assim tentarem igualar marcas que há mais de décadas não são quebradas. O choro é livre. E não são pesquisas, nem opiniões de quem sofreu nos pés do rei que mudarão o que foi escrito na história do futebol mundial.


Digo mais, para cada argentino que tentam comparar com Pelé, tem ao menos mais 5 jogadores brasileiros na história infinitamente melhores do que qualquer argentino que surgir. Continuem tentando.

Para não dizer que esta é uma opinião única e como alguns gostam de ler apenas conteúdos de famosos, reuni aqui duas publicações para que você possa consultar sobre os números de Pelé e para findar esta discussão sobre comparações.



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares