Contrato De Nova Arena Tira Do Santos Até A Vila Belmiro.


Dados revelados esta semana pela Gazeta Esportiva deixa o santista apreensivo e tira o entusiasmo sobre a construção da nova Arena do Peixe. Segundo o site, o contrato possui itens que não beneficiam o Santos e sim a empresa que vai construir o empreendimento. Diferente do tão falado estádio palmeirense, o Peixe não terá muito lucro sobre a renda no novo estádio e ainda ficará sem a renda na Vila Belmiro.

As notícias que começam a aparecer sobre a arena santista não agradam ao torcedor. Segundo o que foi apurado, Fernando Bonavides do Conselho Deliberativo, o Santos irá convocar a imprensa para falar sobre o projeto, que possui cláusulas polêmicas.

A obra da nova arena está orçada inicialmente em R$ 450 milhões e será executada por uma empresa norte-americana. Para começo de conversa, a arena nunca será do Santos e o "Plus" para a construtora ainda será a renda da Vila Belmiro. Tudo porque no projeto, o estádio Urbano Caldeira, também deverá receber uma reforma e a empresa executora ficará com a maior parte de toda a renda obtida na Vila famosa. O acordo entre Santos e a construtora seria perpétuo.

"Conforme disse Bonavides. O Peixe teria no máximo 40% do lucro de qualquer evento, seja com bilheteria, alugueis, lojas ou estacionamento. E esse modelo inclui a Vila Belmiro. A empresa norte-americana – cujo nome ainda não foi confirmado – que custearia toda a obra orçada em aproximadamente R$ 450 milhões passaria a ficar também com 60% das receitas obtidas com o velho alçapão".

"Vale destacar ainda que o Santos só passaria a ter direito a estes 40% após 16 anos de vínculo com os investidores. Antes disso, o clube ficaria com apenas 12,5% das receitas nos primeiros cinco anos. Essa porcentagem aumentaria gradativamente até chegar ao limite definido de 40%, já dito acima. Neste período, os investidores ficariam com uma parcela ainda maior das arrecadações". Fonte Gazeta Esportiva

Estaria o Santos cometendo mais um erro grave na sua história? Ninguém aprendeu nada com o contrato para lá de suspeito na compra de Leandro Damião? Que deixou o Santos com uma dívida de o dobro do valor do contrato do jogador. Relembre: O Maior Erro Da História Do Santos.

Segundo o que foi dito até hoje, não compensaria ao Santos ter uma arena com capacidade para 25 ou 30 mil pessoas. Já é um número pequeno demais para os sonhos de quem quer ter uma arena moderna e que leve o torcedor a ter vontade de visitá-la. Outro ponto revelado agora, são estes valores que serão destinados ao Santos, apenas 40% da renda do estádio e ainda praticamente ficar sem a Vila Belmiro, entregando assim, o lendário estádio do Santos nas mãos de outras pessoas. É entregar definitivamente um dos maiores patrimônios santista.

No artigo denominado A Arena Da Polêmica, já havia gerado várias opiniões prós e contra em relação ao local e tamanho do suposto novo estádio santista, que além de ser dividido com outras agremiações, caso fosse construído em Santos, agora também terá, pelo que foi informado, um valor muito menor de rendimento ao Peixe.

Como vivemos em um país em que o "oba oba" é mais importante do que o resultado final e a satisfação de quem é o real interessado, devemos ficar atentos e nos posicionarmos em relação a esta, que parece mais uma alucinação de grandeza do que uma realização que trará benefícios ao torcedor.

Se for pra perder a Vila Belmiro, que continuemos com a média de 7 ou 8 mil torcedores por jogos em Santos e os pouco mais de 11 mil no Pacaembu. Estou falando em média de público e não de apenas um jogo.

Se o custo de um sonho, que mais parece pela metade, é perder quase todo o patrimônio do clube, que fiquemos com a Vila do jeito que está, onde o clube não tem que pagar aluguel e mande alguns jogos no Pacaembu, mesmo arcando com os custos de viagens e aluguel do estádio.

O que não se pode é fazer uma loucura para ter uma "arena" tão pequena e que não terá quase retorno ao clube. Ainda mais porque, ninguém pode dar a certeza que o torcedor santista vá comparecer e lotar um estádio, coisa que nos últimos anos, só vemos acontecer em finais de campeonatos.

Ter renda na Vila Belmiro de 12% durante 16 anos e 40% depois deste período, para mim é como perder nossa casa, que tanto nos orgulhamos em ser pequena, mas a única que é legítima entre os clubes mais badalados, que não precisou de contratos ilícitos e dinheiro público para ser erguida e conservada até hoje.


3 comentários:

  1. ME DESCULPE "A GAZETA ESPORTIVA",MAS NÃO PROCEDE ESSA NOTÍCIA.PELO QUE SEI,NÃO VAI FUNCIONAR DESSA FORMA.TEM MUITA COISA ERRADA NESSA NOTÍCIA,POR FAVOR PROCUREM SE INFORMAR MELHOR.ISSOÉ COISA SÉRIA GENTE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por colaborar conosco Armando.
      Sobre o artigo, a pesquisa foi feita como visto no site da Gazeta Esportiva, onde há o texto destacado com o link para acesso à notícia. Também foram pesquisados sobre o mesmo assunto em sites da Globo, ESPN entre outros e todos trazem a mesma notícia, sobre valores e porcentagens, diferindo apenas da quantidade total de público que caberá na arena.
      A única coisa diferente que só aparece no site da Gazeta Esportiva são as declarações do integrante do Conselho Deliberativo do Santos.
      O restante do artigo é uma opinião pessoal. É como você ter um comércio e pedir para alguém fazer uma reforma para você no prédio, depois disto, você terá que dar pelo resto da vida 60% de tudo que você ganhar. Isto é quase como perder seu comércio. Pois seus gastos certamente ultrapassarão o seu ganho.

      Excluir
  2. É preciso investigar quem é o dono (ou o beneficiário) dessa empresa americana. Tenho a impressão de que em algum momento vai surgir o sobrenome "Teixeira" nessa história malcheirosa.

    ResponderExcluir

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares